Professor tem artigo publicado em importante periódico na área de astronomia e astrofísica

Edio da Costa Junior, professor da área de Física do Campus Ouro Preto, teve um artigo publicado nas versões online e impressa do The Astrophysical Journal ‒ um dos jornais mais importantes na área de astronomia e astrofísica. “Difusão perpendicular de prótons energéticos (100 keV a 2 MeV) no espaço interplanetário” (“Cross-field diffusion of energetic (100 keV to 2 MeV) protons in interplanetary space”) procurou caracterizar os decréscimos magnéticos detectados pela espaçonave Ulysses sobre o polo sul solar. Também foram feitas simulações computacionais da interação das partículas com os decréscimos.

O texto publicado é parte do trabalho apresentado pelo professor em um congresso no México em maio deste ano (a participação no evento foi viabilizada pelo edital da Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão, que concede apoio à participação de servidores em eventos no exterior).

O link para acessar o artigo é: http://iopscience.iop.org/0004-637X/778/2/180/. No entanto, o texto não é disponibilizado gratuitamente pelo jornal.

 

No Brasil

O professor teve outro trabalho publicado recentemente, dessa vez na Revista Brasileira de Ensino de Física, falando sobre “Decréscimos magnéticos no meio interplanetário”. O artigo teve como objetivo apresentar fenômenos conhecidos como decréscimos magnéticos ou buracos magnéticos ‒ regiões do espaço interplanetário e da própria magnetosfera terrestre onde a magnitude do campo magnético local é diminuída, às vezes drasticamente. “Apesar de não conter resultados novos de pesquisa, é importante por ser talvez a primeira publicação em português sobre o tema”, explica Edio.

O artigo pode ser acessado gratuitamente no link:
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/353309.pdf.