Um estudo sobre a relação entre o aproveitamento dos alunos em Física e seus desempenhos em outras disciplinas

Grande parte dos alunos de ensino médio enfrentam sérias dificuldades nas disciplinas Física, Química e Matemática, o que pode ser observado pelos elevados índices de repetência associados à essas disciplinas.

Este problema também parece ser comum dentre os estudantes dos cursos técnicos integrados do campus de Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – campus Ouro Preto).

Este trabalho tem como objetivo uma investigação quantitativa e estatística sobre o aproveitamento dos discentes em Física, se comparado ao desempenho em outras disciplinas que compõem o currículo do ensino médio. Para tanto, serão feitos estudos de correlação entre as notas dos alunos em Física e nos demais conteúdos curriculares.

Os dados a serem usados se referem a anos letivos anteriores ao ano corrente. Com isso, espera-se identificar se o rendimento em Matemática e Ciências da Natureza, bem como o rendimento em Português e Ciências Humanas, apresenta alguma relação com o desempenho em Física.

Assim, poderá ser identificado entre o raciocínio lógico/dedutivo e a capacidade de leitura/interpretação, qual destas habilidades tem maior influência sobre o desempenho do aluno em Física.

Orientador: Edio da Costa Júnior