Física: Experimentação, Tecnologia e Popularização do Saber

O ensino público no Brasil vem enfrentando grandes problemas, principalmente nas redes estaduais e municipais de Ensino Básico. Problemas como dificuldades de aprendizado, falta de interesse dos alunos e pouca valorização dos professores. Por outro lado, esses grandes problemas enfrentados no ensino público se confrontam com o rápido avanço tecnológico do mundo atual. Portanto, repensar na construção dos conhecimentos abordados, principalmente pela área de exatas, de uma maneira mais prática e significativa, relacionando a teoria com a prática experimental pode ser um caminho para se alcançar uma educação mais plena e significativa. Dentro desse contexto, o presente projeto pretende disponibilizar materiais experimentais para o ensino de Física para escolas da rede Estadual de ensino da cidade de Ouro Preto. Pretende-se fazer um levantamento de todos os equipamentos subutilizados dos Laboratórios de Física do IFMG-OP, criando kits experimentais com roteiros de aulas práticas, para serem posteriormente doados para escolas públicas de Ouro Preto. Alguns exemplares de equipamentos antigos existentes nos Laboratórios de Física serão catalogados e reservados para constituir parte de um acervo laboratorial para a criação de um Museu Tecnológico no IFMG-OP. Pretende-se mostrar a evolução de equipamentos tecnológicos ao longo das últimas décadas. Através da execução do presente projeto pretende-se possibilitar a aproximação entre teoria e prática no ensino de Física, auxiliando e motivando o ensino nas escolas públicas de Educação Básica.

Orientadora: Elisangela Silva Pinto
email: elisangela.pinto@ifmg.edu.br