Oficinas 2013
Oficina: Audiovisual |
DATAS: 22/06 e 29/06 HORÁRIO: 8H ÀS 17H |
RESPONSÁVEL: Paulo Cesar Belquior de Ávila |
RESUMO: Uma oficina prático-teórica sobre produção de vídeos documentais, realizada de forma simples, com equipamentos e técnicas acessíveis, buscando proporcionar uma vivência lúdica e pragmática dos processos de registro audiovisual. Trabalhando em grupos e utilizando equipamentos de fácil acesso como filmadoras caseiras, câmeras digitais, celulares, tablets e computadores pessoais, vamos conhecer aspectos básicos do audiovisual (roteiro, enquadramento, iluminação, áudio, trilha sonora), seus equipamentos e técnicas, e as formas de difusão do material (Youtube, Vimeo, redes sociais, DVD). Com a prática de produção de vídeos, poderemos pensar tanto na produção de material didático para as aulas quanto em práticas que recorram efetivamente à produção audiovisual a favor da construção do conhecimento, do compartilhamento e da divulgação de conteúdos. |
Oficina: Escrita Colaborativa |
Datas: 06/07 e 13/07 HORÁRIO: 8H ÀS 17H |
RESPONSÁVEL: Andrea Lourdes Ribeiro |
E-MAIL: andrearibeiro2004@yahoo.com.br |
RESUMO: Que tal usar o Google Docs? Ele pode ser uma ótima alternativa didática para a elaboração de atividades que exercitem a criação e produção compartilhada de vários tipos de documentos (textos, tabelas, planilhas, apresentações). Nesta oficina sobre Escrita Colaborativa, vamos discutir sobre os recursos do Google para pesquisa, troca de email, conversas síncronas, tradução de textos, agendamento de compromissos, lazer e diversão, dentre outras. Também vamos conhecer o aplicativo Docs, suas funções e suas possibilidades de interação. Praticando escrita colaborativa, discutiremos bastante propostas de ensino-aprendizagem que utilizem o Google Docs na construção coletiva e colaborativa do conhecimento. |
Oficina: Podcasts e Arquivos de Áudio Digitais |
Datas: 03/08 e 17/08 HORÁRIO: 8H ÀS 17H |
RESPONSÁVEL: Lucas Mello |
RESUMO: Os objetivos gerais da oficina “Geografia em Áudio: do local para o global” são elaborar e realizar projetos educativos em áudio. Vamos falar sobre divulgação científica, desenvolvimento de projetos em áudio e práticas básicas (gravação, edição e finalização) de estúdio. De acordo com Milton Santos, nunca houve condições técnicas tão favoráveis ao desenvolvimento da sociedade e à felicidade dos homens como agora. Tecnologias como o computador, o microfone (mesmo os obsoletos) e os softwares-livres de áudio podem, com muita criatividade, se transformar poderosos instrumentos de participação e mobilização. Vamos buscar maneiras e abrir novos caminhos, encurtar as distâncias entre os lugares; contrapor a cultura de massa dominante; e resgatar a cultura popular: “a restauração do homem em sua essência” (Santos, 2001). |
Oficina : Projetos Educacionais e Criação de Blogs |
DATAS: 10/08 e 24/08 HORÁRIO: 8H ÀS 17H |
RESPONSÁVEL: Elodia Lebourg |
RESUMO: A oficina Projetos educacionais e criação de blogs apresentará estas duas ferramentas facilitadoras dos processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar (projetos educacionais e blogs). Vamos discutir e elaborar projetos educacionais que possam ser implantados em nossas escolas, sempre refletindo sobre aspectos e desafios relacionados ao desenvolvimento deste tipo de ação: definição, conceituação, cronograma, métodos, implantação, conclusão e avaliação. Posteriormente, com a criação de blogs para a divulgação dos projetos, espera-se que os professores possam perceber como os recursos digitais são importantes na divulgação de ações exemplares, proporcionando, além disso, uma maior valorização de todos os envolvidos. |
Oficina: Olhares e Memórias |
DATAS: A confirmar HORÁRIO: 8H ÀS 17H |
RESPONSÁVEL: Leonardo Lopes |
RESUMO: Ampliar o olhar diante dos valores patrimoniais com o recurso da fotografia; preservar a memória como ferramenta de resistência cultural; utilizar da arte fotográfica e suas técnicas para expressar o modo de vida da cultura: esse é são os objetivos desta oficina. A fotografia documental será o vetor de registro das características culturais dos distritos onde as escolas estão situadas. Durante o curso, conheceremos um pouco da história da fotografia e o trabalho de fotógrafos documentaristas. Em seguida, após valiosas dicas e truques sobre máquinas e equipamentos, inspirados pelas discussões sobre identificação de elementos culturais locais, sairemos a campo, em busca de uma observação mais sensível, que se fixa como resultado da fusão entre imagem e memória. De volta aos computadores, aprenderemos técnicas de enquadramento e tratamento das imagens, além de formas de divulgação das imagens. |