Oficinas
Entenda como as oficinas foram escolhidas e conheça os fundamentos por trás dessas atividades
O projeto LOCAL DIGITAL GLOBAL tem por iniciativa gerenciar as atividades que tendem a desenvolver do letramento digital dos professores, e ampliar a reflexão sobre práticas pedagógicas mediadas pelas TIC´s. Todas as atividades, tanto presenciais quanto on-line, estão orientadas pela Matriz de Letramento Digital (CAFIERO, NOVAIS, 2009), cujo objetivo principal é sistematizar as ações de ensino e de avaliação do letramento digital (clique aqui para acessar a matriz).
O curso terá ao todo três módulos, cada um com um objetivo relacionado ao desenvolvimento de um ou mais grupos de habilidades da Matriz de Letramento Digital. Todos os módulos serão conduzidos por práticas que busquem desenvolver o letramento digital dos professores. Nos módulos on-line as atividades práticas também serão prioridade. Nesses módulos os participantes serão estimulados a desenvolver tarefas que visem o desenvolvimento de seu letramento digital. Durante as atividades on-line os professores deverão propor sequências de atividades possíveis de serem desenvolvidas com seus alunos em sala de aula ou no laboratório de informática. Essas atividades serão postadas no ambiente digital (Wikidificador), para troca de experiências pedagógicas mediadas pelas TICs.
O objetivo é que o professor, além de desenvolver o seu próprio letramento, que é essencial e primordial, também tenha oportunidade de pensar em como levar a sua experiência para a sua escola e em como multiplicar o que aprendeu para sua comunidade escolar.
Os temas, ferramentas e técnicas de cada oficina foram organizados de acordo com a Matriz de Letramento Digital, obedecendo às seguintes diretrizes:
Módulo I – Cultura Digital: imersão no ciberespaço
Grupo de descritores
EIXO 1 – COMPREENSÃO DE INTERFACES
EIXO 2 – BUSCA E AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Objetivos
• Avaliar o letramento digital dos professores antes do início das atividades;
• Desenvolver o conhecimento da cultura digital;
• Desenvolver habilidades para lidar com interações mediadas pela tecnologia digital;
• Desenvolver habilidades que permitam interação em diferentes interfaces digitais;
• Criar diversos perfis em redes sociais para integração das atividades do curso;
• Promover o desenvolvimento de sequências didáticas que desenvolvam habilidades ligadas à interação em diferentes interfaces digitais para alunos de educação básica.
• Desenvolver habilidades de busca e organização de informações em ambientes digitais.
• Promover o debate sobre produção de conteúdo para Web, plágio, segurança na web, legitimidade de sites e outras fontes de informação, etc.
• Promover o desenvolvimento de sequências didáticas que desenvolvam habilidades de busca e organização de informações em ambientes digitais para alunos de educação básica.
Oficinas
1. Softwares básicos para o trabalho do professor – editores de texto, planilhas e editores de apresentação.
2. Redes sociais
3. Web Quests
Módulo II – Interação em ambientes digitais: leitura, produção e participação
Grupo de descritores
EIXO 3 – LER E COMPREENDER TEXTO EM MÍDIAS DIGITAIS
EIXO 4 – PRODUÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
EIXO 5 – CONHECIMENTOS SOBRE CULTURA DIGITAL/CIBERCULTURA
Objetivos
• Desenvolver habilidades ligadas à leitura de textos digitais;
• Desenvolver habilidades ligadas ao reconhecimento dos recursos de leitura digital (filtros, ebook readers);
• Desenvolver habilidades ligadas ao reconhecimento dos recursos de escrita e publicação digital (GDocs, Blogs, Wiki);
• Desenvolver habilidades ligadas à avaliação crítica dos meios de produção de conteúdo para os ambientes digitais;
• Desenvolver habilidades ligadas à produção colaborativa de textos e à participação ativa em ambientes virtuais abertos a esse tipo de interação.
Oficinas
4. Fotografia
5. Audiovisual
6. Podcasts e arquivos de áudio digitais
Módulo III – Utilizar tecnologias digitais como potencializadoras de aprendizagem
Grupo de descritores
EIXO 6 – Utilizar tecnologias digitais como potencializadoras de aprendizagem
Objetivos
• Atingir estágios para a além do nível de usuário das tecnologias digitais;
• Promover atividades
• Compreender, apresentar e discutir com os alunos sobre os diferentes processos de interação mediados pelas tecnologias digitais;
• Desenvolver sequências didáticas que ampliem habilidades de leitura e produção de textos digitais para alunos de educação básica;
• Desenvolver sequencias didáticas que ampliem os conhecimentos dos alunos sobre questões da cultura digital típicas de suas práticas sociais;
• Desenvolver sequências didáticas que possam utilizar as tecnologias digitais como potencializadoras da participação cidadã dos alunos e da busca por melhorias na sua qualidade de vida.
Oficinas
7. Escrita colaborativa
8. Softwares e sites educativos abertos, gratuitos e colaborativos
9. Sequências didáticas e Wikidificador
A partir de reflexões contínuas sobre as demandas e potencialidades da região onde atuam, os professores terão oportunidade de refletir e criar soluções com o auxílio das tecnologias digitais.