Terá início na próxima semana a oficina Webquest: pesquisa e aprendizagem na internet, destinada aos professores de seis escolas públicas de Mariana atendidas pelo projeto de extensão do Campus Ouro Preto “Local, Digital, Global”. Na oportunidade, os docentes terão a oportunidade de desenvolver competências e habilidades necessárias para construir WebQuests que sejam instrumentos autênticos e motivadores de pesquisa orientada na internet.

A atividade encerra o primeiro módulo de oficinas que estão sendo realizadas desde agosto e que já tiveram como temas “Office para o professor” e “Integração do conhecimento através das redes sociais”. O segundo módulo de oficinas será realizado de novembro a março de 2013 e vai tratar de temas como podcast, fotografia e produção de vídeos documentais. Já de abril a junho do próximo ano acontece o terceiro módulo. Softwares livres e educativos, Google Docs e Wikidificador serão os assuntos abordados.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Elisa Novais, as oficinas são realizadas no Centro Vocacional Tecnológico, em Mariana. “Após o fim de cada atividade, os bolsistas acompanham o trabalho nas escolas, caso algum professor se anime a desenvolver projetos usando as tecnologias digitais. Os professores não são obrigados a desenvolver nenhuma atividade extra-oficina, mas vamos dar todo o apoio, caso necessitem e criem essa demanda”, explica.

Para facilitar o desenvolvimento das atividades sugeridas, o projeto está viabilizando a instalação de internet nas escolas que não possuíam nenhum tipo de conexão. É o caso das escolas municipais Águas Claras (distrito de Águas Claras) e Sinhô Machado (distrito de Santa Rita Durão ) e da escolas estaduais Monsenhor Morais (distrito de Furquim) e Cônego Mauro de Farias (distrito de Bandeirantes).