Comissão organizadora
Docentes
Ana Elisa Novais (IFMG – Ouro Preto)
Ana Elisa Novais é mestre em Lingüística Aplicada (Linguagem e Tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora do IFMG- Ouro Preto (Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto) onde atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É coordenadora do projeto de extensão LOCAL, DIGITAL, GLOBAL (financiado pelo Ministério das Comunicações/Secretaria de Inclusão Digital) que oferece oficinas de letramento e cultura digital para professores da rede pública de ensino de Mariana. Tem experiência em avaliação e pesquisa educacional e coordenação de projetos educacionais. Atuou como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Também atuou como professora de educação básica em escolas públicas. Como pesquisadora, investiga a relação entre Linguagem, Leitura e Interação Humano-Computador, buscando a validação de uma Matriz de Letramento Digital (DIAS, NOVAIS, 2008) para ensino e avaliação dessa categoria de letramento.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0682061364021474
Elke Beatriz Felix Pena (IFMG – Ouro Preto)
Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999). Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Tem experiência na área de Lingüística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, leitura e produção de textos, formação de professores, semântica da enunciação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3719064086095369
Adilson Ribeiro Oliveira (IFMG – Ouro Preto)
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé (1991), Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional (ISPETP-Cuba/2001) e Doutorado em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde é membro do Grupo de Pesquisa Leitura, Produção de Textos e Construção do Conhecimento. Desenvolveu estágio de doutoramento no Laboratoire de Linguistique et Didactique de Langues Étrangères et Maternelles da Université Stendhal, Grenoble III, França. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: referenciação – representações sociais – textualização – condições de produção – texto – leitura e produção escrita – literatura e literatura infanto-juvenil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6099402924907667
Osvaldo Novais Júnior (IFMG – Ouro Preto)
Mestre em Administração pela FUMEC. Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e pós-gradução a nível de especialização em Engenharia de Barragens, área de Geotecnia, pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais, Campus Ouro Preto e coordenador do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática. Especialista em Administração de Rede Linux pela Universidade Federal de Lavras, UFLA. Tem experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Gestão de TI, utilização das TICs na Educação e Empreendedorismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5308878314420708
Hércules Toledo Correa (CEAD – UFOP)
É doutor em Educação – área Educação e Linguagem – pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002); mestre em Letras: Estudos Lingüísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágio científico avançado de pós-doutoramento no primeiro semestre de 2007 na Universidade do Minho, em Braga – Portugal. Atualmente é professor adjunto do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP, área de LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Participa dos seguintes grupos de pesquisa, registrados no CNPq: TÉCHNE – Educação e Mediação Tecnológica, do CEAD-UFOP; CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG e LDP – PROPERFIL – Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em (multi) Letramento(s), Letramento Literário, Letramento Digital, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Tem experiência de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, e participação em bancas de mestrado e doutorado. Tem um livro publicado sobre leitura e psicolinguística; vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9999029041649489
Eva Ucy Miranda Sá Soto (ICHS – UFOP)
Realizou seus estudos em Letras em diversas instituições de ensino superior, no Brasil e no exterior, finalizando sua Graduação na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Defendeu o Mestrado em Letras na UFAL e o Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista-UNESP. Profissionalmente, atuou como docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UFAL (1994 – 2003), UFF (2003 – 2006) e UNESP (2006 – 2010). Atualmente, é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, atuando no ICHS Mariana, e colabora com o Programa de Pós-graduação em Linguistica e Língua Portuguesa da UNESP Araraquara. Interessa-se por questões relacionadas à língua espanhola e pelo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de línguas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7555985763441427
Bolsistas
Karina (IFMG – OP)
e-mail: karinna_alcantara@hotmail.com
curso: Tecnologia em Conservação e Restauro
Mathaeus (IFMG – OP)
e-mail: mathaeusp@hotmail.com
curso: Tecnologia em Conservação e Restauro