Em setembro, nos dias 26, 27 e 28, as cidades de Mariana e Ouro Preto receberão o I Encontro Local, Digital, Global: letramentos dentro e fora da escola. Neste evento, pesquisadores e professores de educação básica discutirão experiências de letramento digital, realizadas dentro e fora da escola.

O objetivo do evento é trazer à baila discussões atuais sobre possibilidades pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais, para, dessa forma, buscar alternativas de ensino e de aprendizagem.

Desde a década de noventa, diversos investimentos foram feitos para equipar as escolas (tanto as públicas quanto as particulares) com as chamadas TIC (tecnologias da informação e comunicação), ou TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação). Outra parcela menor de investimentos foi direcionada para a capacitação de parte do corpo docente das escolas, para que pudessem usufruir desse aparato tecnológico a favor da aprendizagem dos alunos e de melhores índices nas avaliações, mas ainda há muito o que ser feito. Principalmente, porque muitos desses equipamentos estão parados nas escolas. Sem apoio e acompanhamento, muitos projetos foram interrompidos, ou muitas vezes nem mesmo foram iniciados.

Visitando as seis escolas atendidas pelo projeto, foi possível perceber como são ricas e legítimas as demandas por novas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Encontramos professores, pedagogos e diretores dedicados, interessados, com muitas ideias e projetos interessantes. Mas também encontramos computadores encaixotados, com pequenos defeitos e parados por falta de manutenção. Essa é uma equação complicada.

Parte das ações do projeto LOCAL, DIGITAL, GLOBAL busca solucionar as variáveis dessa equação ligadas à infraestrutura de trabalho dos professores. Quatro escolas do projeto já receberam conexão com a internet via GESAC, através da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. Também estamos buscando alternativas, junto à Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros, para que as escolas possam contar com uma infraestrutura mínima de trabalho.

Mas nossa proposta vai além de investimento em máquinas e ferramentas: o foco do projeto está concentrado na formação do professor e no trabalho em rede, compartilhado e colaborativo.

É nesse sentido que estamos trabalhando. Pretendemos fortalecer as ações pedagógicas das escolas e amplificar os projetos desenvolvidos na comunidade escolar. Investimos em oficinas presenciais, no atendimento personalizado dos bolsistas nas escolas e no desenvolvimento de um ambiente virtual de troca de experiências pedagógicas.

O encontro em setembro também foi concebido para atender a essa grande demanda por novas possibilidades de atuação dos professores e da comunidade escolar. As palestras, proferidas por especialistas de peso na área de educação e tecnologias, serão direcionadas aos professores de todos os níveis de ensino e das mais diversas disciplinas. Serão pontuadas questões práticas, ações de sucesso e propostas possíveis de serem realizadas nas comunidades onde o projeto atual. Nas rodadas de relatos, professores, estudantes e pesquisadores irão compartilhar suas experiências, suas expectativas e práticas de sucesso.

Esse será, portanto, um evento focado na força que o trabalho em rede, compartilhado e colaborativo pode trazer para práticas pedagógicas que realmente explorem o potencial das tecnologias digitais na educação.