O projeto Local, Digital, Global – mergulho na cultura digital prevê oficinas de curta duração sobre cultura digital para professores de educação básica da rede pública de ensino de Mariana, atuantes em seis distritos: Bandeirantes, Cachoeira do Brumado, Furquim, Águas Claras, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão. Serão 25 atendidos em cada uma das oficinas. Essas oficinas serão oferecidas por especialistas e acompanhadas por doze alunos de cursos de graduação do IFMG, contemplados com bolsas de extensão. As oficinas terão foco em práticas possíveis mediadas por tecnologia digital, e não no aprendizado de técnicas descontextualizadas e não-integradas. Conhecendo os limites e possibilidades das tecnologias digitais, compreendendo a dinâmica da cultura digital e sua abrangência, os professores terão oportunidade de reinterpretar prática docente e qualidade de vida. Serão no total 9 (nove) oficinas com duração de 20h/a cada, divididas em 12h presenciais (três sábados) e 8h à distância. Esses encontros abrangerão temas diversos, como patrimônio e memória, fotografia e imagens digitais, rádio e podcast, interfaces digitais, entre outros. Os bolsistas atuarão como monitores do projeto, atendendo às escolas e a seus professores em demandas como orientação sobre manutenção e suporte de computadores, participação nas oficinas, realização das atividades on-line, entre outros.

O projeto prevê também a criação de um ambiente virtual colaborativo para divulgação e troca de seqüência didáticas geradas para e nos cursos (Wikidificador). Esses planos de aula formarão um banco aberto, colaborativo e dinâmico, que todos os professores poderão consultar e utilizar para desenvolver atividades com seus alunos. Além de consultados, os planos de aula também poderão ser comentados, alterados, personalizados, de acordo com cada contexto, cada realidade escolar.

Uma terceira ação do projeto Local, Digital, Global é a promoção de um seminário acadêmico sobre o tema. Serão três dias de palestras e jornada de relatos. Todo o evento será gratuito e aberto aos professores e estudantes de licenciatura de Mariana e região.

O objetivo do projeto é promover a imersão dos professores na cultura digital e desenvolver o letramento digital desses docentes, para que eles possam utilizar desses conhecimentos e habilidades em sua prática pedagógica.